FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: FUNK OSTENTAÇÃO: ENTRE A EXALTAÇÃO DO LUXO, A INFLUÊNCIA DO CONSUMISMO E A PUBLICIDADE.
Aluno: MARIANA VIEIRA LEANDRO
Orientador: LIVIA MARIA TURRA BASSETO
Banca:
Ano: 2017   Tipo: PIC
Palavras-chave: Funk Ostentação; Publicidade; Consumo; Luxo; Mc Guimê
Resumo: O funk ostentação teve início nas favelas paulistanas nos anos 2000, um ritmo contagiante que trazia letras exaltando diversos bens materiais que uma classe diminuída pela sociedade almejava, além de tratar de temas polêmicos vividos por essas pessoas dentro de seu dia a dia, como violência, consumo de drogas, desigualdade social e criminalidade. Esse novo estilo do funk acabou fazendo muito sucesso entre os jovens e, nele, os cantores, inspirados por rappers norte-americanos, passaram a expor diversas marcas que têm como principal público consumidor a classe A, estimulando as classes C, D e E (principais ouvintes das músicas desse estilo) a um consumo além de suas condições financeiras, em busca de igualdade, aceitação e um estilo de vida que lhes foi vendido como ideal. Assim, o funk ostentação acaba por promover diversas marcas de grifes por meio de uma publicidade espontânea. Considerando essas informações, este trabalho tem por objetivo analisar como as marcas citadas dentro das músicas do funk ostentação podem influenciar o modo de consumo dos jovens das classes C, D e E, demonstrando como essas músicas podem ser vistas como uma forma de publicidade indireta. Para isso, foram selecionadas músicas do cantor MC Guimê.
pdf