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Título: O INCENTIVO À LEITURA E À CULTURA EM SUA FUNÇÃO SOCIAL: CASO ITAU
Aluno: MARCELA RULFINI BARBOSA
Orientador: ANA LUISA ANTUNES DIAS
Banca: MÁRCIA VALÉRIA SERÓDIO CARBONE
Ano: 2014   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Itaú Cultural. Literatura. Formação do Leitor. Contação de histórias. Incentivo à leitura.
Resumo: Este texto tem por objetivo apresentar os meios de incentivo à leitura proporcionados pela empresa Itaú, tanto por distribuição gratuita de livros infantis à população, como e por projetos sociais para os colaboradores da empresa. Também, buscou-se pela contação de histórias para crianças, observar se as obras atendem aos seus anseios de imaginário, ou seja, se obtêm boa recepção junto a esse público. Para tanto, realizamos leituras teóricas sobre a formação do leitor e a função social da literatura. Também, rastreamos a história da literatura infantil como gênero, bem como sua formação no Brasil. Elegemos como objeto de estudo o acervo disponibilizado pelo Itaú Cultural, em sua segunda edição, constituído pelas seguintes obras: Lino, de André Neves; O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado, de Don e Audrey Wood; e Poesia na Varanda, de Sonia Junqueira. A partir da recepção dessas obras junto às crianças, que conciliam texto verbal e não-verbal, fizemos um estudo teórico sobre ilustração, focando: cores, molduras, perspectivas, luz e enquadramento. Também, buscamos compreender como se instauram seus efeitos de sentido quando associadas a um texto verbal. Durante as contações de história, verificamos se as crianças ampliam seus horizontes de expectativa. Também tomaremos como objetivo de estudo, o Vale Cultura disponibilizado aos funcionários da empresa em estudo. Em síntese, fizemos uma pesquisa sobre o Itaú Cultural, bem como sua política de leitura e distribuição de obras infantis.
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