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Título: O IMPACTO DO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO EM CRIANÇAS COM DOENÇA DO REFLUXO GASTROESOFÁGICO: um estudo de caso
Aluno: PATRICIA APARECIDA TAFELLI TEIXEIRA
Orientador: CAROLINE LOURENÇO DE ALMEIDA
Banca: ROSÂNGELA GONÇALVES DA SILVA
Ano: 2014   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: cirurgia, criança, refluxo gastroesofágico
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver um estudo sobre as crianças com diagnóstico da DRGE submetidas a cirurgia de 1 a 5 anos.A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é enfermidade crônica e pode ser associada a outras patologias. A DRGE é considerada como fator de dificuldade alimentar, na qual é manifestada por choros excessivos, recusa, e aversão a tipos de alimentos e texturas especifica. Assim a criança considerará essa situação desprazerosa tanto para crianças quanto para família, além de gerar outras disfunções na criança. A ocorrência desta fase leva a criança à má nutrição e ao déficit no crescimento e pode ocasionar, ainda, outras conseqüências para a sua saúde e bem estar geral. O trabalho iniciará com uma pesquisa quantitativa que será aplicada na região de Marília, interior do Estado de São Paulo. De acordo com MINAYO, (1993, pág,16) a pesquisa qualitativa ela trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes. O ser Humano se distingue não só por agir, mas por pensar sobre o que faz e por interpretar suas ações dentro e a partir da realidade vivida e partilhada com seus semelhantes. Assim, o instrumento para a coleta de dados será de entrevista através de umroteiro de perguntas abertas elaboradas pela autora, na qual pretenderei coletar esses dados com as mães sobre o impacto da doença do refluxo gastroesofágico na criança antes e pós cirurgia. Depois de lido e respondido pelas mães entrevistadas o tratamento dos dados será realizado pela técnica análise de conteúdo, através da análise temática (BARDIN, 1997: MINAYO, 2004). Para tanto, após a transcrição das falas haverá três etapaspara apreensão da constituição dos sentidos. Na primeira etapa serão realizadas leituras flutuantes de modo a tornar o discurso próximo do pesquisador. Na segunda fase será feita a organização das falas pelas temáticas induzidas pelo roteiro, codificação das falas, aproximando-as e assim caminhar para a formação dos núcleos de sentido que emergirem. Na terceira fase ocorrerá a construção dos núcleos de sentido e análise interpretativa dos mesmos.
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