FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILMES BIODEGRADÁVEIS PELO MÉTODO DE CASTING UTILIZANDO DIFERENTES FONTES DE AMIDO E GLICEROL RESIDUAL COMO ELEMENTO PLASTIFICANTE.
Aluno: JESSICA CAROLINE TOLEDO OLIVEIRA
Orientador: GILCELENE BRUZON
Banca:
Ano: 2014   Tipo: PIC
Palavras-chave: Obtenção e caracterização de filmes biodegradáveis pelo método de Casting utilizando diferentes fontes de amido e glicerol residual como elemento plastificante.
Resumo: Polímeros são macromoléculas que podem ter origem artificial, sendo obtidas a partir do petróleo, ou natural, provenientes de fontes naturais renováveis como amido, celulose entre outros. A busca por fontes naturais renováveis tem sido foco de interesse para o desenvolvimento de novas tecnologias que visam à preservação ambiental e a busca de potenciais alternativo de substituição de plásticos convencionais oriundos de petróleo. As fontes renováveis recebem esta designação por apresentarem um ciclo de vida mais curto em comparação com fontes fósseis como o petróleo, que leva milhares de anos para se formar. Atualmente, um dos grandes problemas existentes em nosso planeta, que preocupa a todos, é a poluição, que vem gerando grandes problemas ambientais. No Brasil, de 2003 a 2012, a geração de lixo por pessoa aumentou de 955 g p/dia para 1,223 Kg e grande parte deste lixo é composto por plásticos. Umas das alternativas seria o uso de materiais renováveis, visto que a produção de filmes biodegradáveis nos permite visualizar novos caminhos para a contribuição da sustentabilidade de nosso planeta, já que o uso de embalagens que se degradam com menor tempo torna possível a diminuição do acumulo de resíduos plásticos no meio ambiente. O amido tem sido considerado um polímero com elevado potencial para produzir biofilmes, por ser de baixo custo, alta disponibilidade, de fonte renovável e biodegradável. Este trabalho teve por objetivo a produção de filmes biodegradáveis pelo método casting utilizando amidos de milho e de mandioca e glicerol como agente plastificante. Os filmes foram confeccionados com amido de mandioca e milho (3g de amido/100g de solução filmogênica) empregando-se como plastificante o glicerol nas concentrações (15; 30 e 40g de plastificante/100g de amido). Os filmes foram condicionados, em dessecadores. Conclui-se pelos resultados que o filme com melhor manuseabilidade foi de mandioca com concentração de 30% de glicerol. A maior aderência aos suportes apresentada pelos filmes com 40% de glicerol é devido à maior concentração de plastificante empregada na formulação da solução filmogênica, o que conferiu maior adesividade às amostras.
pdf