FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: ENDOMARKETING COMO FONTE DE MOTIVAÇÃO
Aluno: MAIARA DA SILVA GAMA
Orientador: MARIA BEATRIZ ALONSO DO NASCIMENTO
Banca: ROSEMARY ROCHA PEREIRA DA SILVA
Ano: 2013   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: Marketing; Endomarketing; Motivação.
Resumo: O Marketing surgiu por volta dos anos de 1940 com o intuito de satisfazer os clientes através da oferta de produtos e serviços, estabelecendo uma relação de troca entre empresa e consumidor. O tema Endomarketing surgiu a partir do tema Marketing, porém, este novo conceito é aplicado no interior das organizações para seus colaboradores. O objetivo do Endomarketing é incluir a noção de cliente em todos os setores da empresa, criando uma relação de troca entre esta, funcionário e cliente. Portanto, se Endomarketing é o Marketing dentro da organização, podemos afirmar que este conceito serve como fonte de motivação para os colaboradores, pois, a partir do instante que a empresa começar a desenvolver este conceito, consequentemente ela irá começar a desenvolver a motivação entre seus colaboradores, que passarão a ter suas necessidades entendidas e atendidas. Quando se tem um quadro de funcionários motivados, estes naturalmente passam a entender e buscar o objetivo da empresa. Para demonstrarmos estes aspectos foram utilizados exemplos de três empresas, a Petrobrás, o Banco Bradesco que são empresas de sucesso, de grande porte e conhecidas mundialmente, e também à empresa R & R Magazine, uma loja de confecções de pequeno porte localizada na cidade de Guarulhos – SP. Estas três empresas possuem segmentos e perfis diferentes, mas o objetivo é mostrar que existem diversas atividades que caracterizam o Endomarketing e todas as empresas possuem condições de utilizar este conceito, selecionando as atividades de acordo com seu faturamento, perfil da organização e de seus colaboradores. Além disso, através destes exemplos, também foi possível mostrar que o Endomarketing desenvolve a motivação dos colaboradores através da satisfação de parte das suas necessidades; os colaboradores passam a buscar o objetivo da empresa quando motivados; passam a entender como os clientes gostam e devem ser tratados; as atividades de Endomarketing contribuem para o sucesso da empresa; as empresas que aplicam este conceito em seu interior passam a ter retornos positivos. Portanto, motivar é necessário e o conceito de Endomarketing surge como uma alternativa para as empresas desenvolverem este sentimento entre seus colaboradores que, quando motivados, passarão a buscar os objetivos da empresa, que consequentemente terá seu sucesso garantido.
pdf