FEMA - Consulta Acervo Digital - Monografias - TCC - PIC

Títulos Disponíveis

Título: ENDOMARKETING: PRINCIPAL FERRAMENTA DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Aluno: JÉSSIKA APARECIDA GONÇALVES
Orientador: MÁRCIA VALÉRIA SERÓDIO CARBONE
Banca: JOÃO CARLOS DA SILVA
Ano: 2013   Tipo: Monografia / TCC
Palavras-chave: endomarketing, colaborador, cliente interno, organização, motivação, comunicação, marketing, recursos humanos e público externo.
Resumo: Endomarketing é uma das áreas mais recentes da administração, que tem como principal objetivo tornar o colaborador um cliente interno, usando várias ferramentas disponíveis nos diversos setores da organização. No decorrer do trabalho científico será mostrado como cada ferramenta pode ser utilizada e quais os resultados essas ferramentas podem trazer para a empresa. Quando a organização consegue tornar do colaborador um cliente interno, juntamente ela ganha um aliado ao negócio, pois ele não irá somente vender ao cliente externo, mas também aos seus familiares. Nos dias de hoje, muitas pessoas buscam qualidade de vida e satisfação no trabalho e não apenas o salário em si, o endomarketing, juntamente com suas ferramentas, oferece ao novo cliente interno não somente qualidade de vida e satisfação, mas várias outras recompensas. O endomarketing busca, também, adaptar as estratégias de marketing para o ambiente interno da organização, e está diretamente ligado à área da comunicação. Primeiramente, é preciso que a empresa convença seu colaborador a comprar seu produto, para que ele possa vender para o cliente externo. A ligação do endomarketing com a realização profissional também é marcante, pois profissionais insatisfeitos além de não desempenharem corretamente suas funções, atraem outros colaboradores para a desmotivação organizacional. O endomarketing é a ferramenta indispensável para o sucesso de qualquer organização e para a satisfação e realização profissional de qualquer colaborador.
pdf